O que é Yoga

Flor de lótusO Yoga surgiu na Índia, escavações arqueológicas sugerem milhares de anos antes do ano um de nosso calendário. Seu nome está no antigo idioma sânscrito e é derivado da palavra raíz Yuj, que significa união: é a união da mente e do coração pessoal à Mente e ao Coração Universal.

Os principais tipos de Yoga são:

  • Bhakti Yoga - O Yoga da Devoção
  • Hatha Yoga - O Yoga do Vigor Espiritual e Consciencial
  • Jñana Yoga - O Yoga da Sabedoria
  • Karma Yoga - O Yoga da Ação Auspiciosa
  • Raja Yoga - O Yoga Real, é a junção de todos os anteriores

Leciono o Hatha Yoga. Este é o Yoga conhecido pelas posturas físicas. Sua base filosófica é o equilíbrio das forças da energia sutil Masculina ou Solar (Ha) e a energia sutil Feminina ou Lunar (Tha). O Hatha Yoga busca o equilíbrio dessas duas forças e simbolismos presentes em cada ser conduzindo o praticante ao conhecimento da Realidade.

A prática de Hatha Yoga consiste em uma variedade de técnicas. Através das posturas físicas, os Asanas, preparamos o corpo para as fases seguintes e acalmamos a mente. A fase posterior são os exercícios respiratórios, os Pranayamas, com eles equilibramos os fluxos de energia sutil que transitam pelo corpo, eles nos preparam também para a última fase: a prática da Meditação.

...Nós não hesitamos em particularmente considerar a Yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu do céu do mundo da Providência Divina, em nosso benefício na Terra, porque através da Yoga nós nos habilitamos para a preservação de nossa harmonia física e espiritual, até mesmo de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos, a Yoga, uma bênção de Deus.
Chico Xavier (gravado na ocasião de seu encontro com Professor Hermógenes)

Yoga não é para aquele que come em excesso ou para aquele que voluntariamente não come nunca, nem para aquele que dorme demais ou para o que se mantém acordado tempo demais.
Para aquele que é moderado no comer e na recreação, que modera seu esforço no trabalho, que modera seu sono e vigília, sua prática de Yoga se tornará a destruidora da todas as misérias.
Bhagavad Gita (Capítulo VI, versos 16 e 17)

No Yoga, nenhum esforço é desperdiçado.
Nenhum progresso é perdido.
Mesmo um pouco desta disciplina
Protege a pessoa do perigo e do medo

Bhagavad Gita (Capítulo II, verso 40)

O Yoga é a aplicação racional e pessoal, num caso particular, das Leis que dirigem o desenvolvimento da consciência.
Annie Besant

Agende sua Aula de Yoga Inicial Gratuita

 
Cadastre seu e-mail para receber meus textos e informações sobre meus serviços.